Fibra óptica
As fibras ópticas são atualmente as maiores responsáveis pelas revoluções ocorridas nas telecomunicações. Elas têm tomados os lugares dos cabos metálicos na transmissão de dados e têm capacidade de transmitir uma quantidade enorme de informações com confiabilidade e velocidade incríveis.
As Fibras Ópticas são fios finos feitos de sílica, silicone, vidro, nylon ou plástico, que são materiais dielétricos (isolantes elétricos) e transparentes para a faixa do espectro da luz visível e infravermelho próximo. São guias de onda, e podem ser informalmente entendidas como "encanamentos de luz": a luz aplicada a uma das extremidades percorre a fibra até sair pela outra extremidade, podendo este percurso atingir centenas de quilômetros sem a necessidade de que o sinal seja regenerado.
Fonte:Portal Oficina da NET
Cada metade do cabo de fibra óptica é composta de camadas de material. Na parte externa uma cobertura plástica deve obedecer às normas de construção no prédio e aos códigos de proteção contra incêndio para que o cabo inteiro fique protegido. Sob a cobertura, uma camada de fibras Kevlar (também usada em coletes à prova de bala) amortece impactos e proporciona maior robustez.
Sob as fibras de Kevlar, outra camada de plástico, denominada capa, dá proteção e amortecem impactos. Alguns cabos de fibra óptica projetados para entrarem em contato com o solo devem conter fios de aço inoxidável ou de outro material que proporcionam maior robustez. Todo esse material protege o fio de vidro, que é tão fino quanto um fio de cabelo. Fonte:Portal Oficina da NET
Os dados percorrem o centro de cada fio de fibra de vidro, denominado núcleo. A luz de um diodo ou lazer entra no núcleo através de uma das extremidades do cabo e é absorvida por suas parede (um fenômeno de nominado reflexão total interna).
CARACTERÍSTICAS
A fibra ótica possui dois tipos principais de cabo: Monomodo e Multimodo. O tipo Monomodo é usado para sinais de grandes