O que é o 5S
Depois da guerra, os japoneses receberam orientação de especialistas americanos para o controle da qualidade. O que os americanos faziam bem foi aperfeiçoado no Japão, formando-se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês, ou Total Quality Control (TQC - Controle da Qualidade Total). É o controle dos processos para assegurar o resultado final, entregando os produtos conforme expectativa do cliente.
O papel do 5S é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, especialmente, pessoas.
No princípio, o 5S era mais focado em liberar área, evitar desperdícios, resolvendo efeitos de guerra e de gestão inadequada. Com os novos desafios, inclusive a evolução da tecnologia da comunicação, o 5S evoluiu.
5S representa cinco palavras japonesas que começam com a letra S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke. Traduzi-las para uma única palavra, em português, é uma tarefa bastante difícil porque o idioma japonês se expressa através de idéias e conceitos generalizados. Várias sugestões foram feitas e diversas palavras são utilizadas para representar cada S. No entanto, alcançou-se um denominador comum, abaixo relacionado:
• para seiri foi escolhida a palavra UTILIZAÇÃO (também foram sugeridas arrumação, seleção, lógica e prática);
• para seiton, ORDENAÇÃO (outras palavras votadas: sistematização, organização e classificação);
• para seisou, LIMPEZA (foi cogitada a palavra zelo);
• para seiketsu, ASSEIO (outras opções levantadas: higiene, saúde, pureza e integridade);
• para shitsuke, AUTODISCIPLINA (foram votadas também: harmonia, disciplina, comprometimento e educação).
Decidiu-se também pela colocação da expressão “SENSO DE” na frente das cinco palavras escolhidas. Pode parecer que a