Resumo- redes e peixes
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Metodologia do trabalho acadêmico
Resumo:
Redes e Peixes de Rubem Alves
Teresina – PI
Fevereiro de 2013
Rubem Alves, em seu texto intitulado “Redes e Peixes” que corresponde ao primeiro capítulo de sua obra “O que é científico?”, expõe a semelhança que existe entre o pescador e o cientista. Tanto um quanto o outro precisam criar instrumentos que sejam capazes de capturar o que desejam. Um cria objetos o outro métodos.
O pescador sabe que tem peixes no rio e ele precisa apanha-los, então, tece uma rede e a faz de uma forma que seja capaz de pegar exatamente o que ele quer. O pescador é o cientista, o mar a realidade, a rede é a teoria e os peixes o conhecimento.
Um outro ponto comum que o autor estabelece entre os dois personagens citados, é que assim como o cientista o pescador torna-se especializado somente em determinada área tornando-se incapaz de conhecer outras coisas. A partir da invenção da rede os pescadores aprenderam técnicas e procedimentos de pesca e fundaram uma espécie de organização para pescadores, uma confraria, desenvolvendo sua própria língua, restringindo o resto da população. Com isso eles passaram a acreditar que tudo que não fosse peixe não era real. Da mesma forma ocorre com o cientista.
A ciência é uma ferramenta destinada a desempenhar uma determinada função, com ela é possível conhecer apenas uma parte da realidade. A rede só é capaz de pegar o que tem no rio e jamais o que tem no céu ou na mata, e não é por isso que ela não é real e simplesmente por que a finalidade dela é pescar peixes e não nuvens ou árvores, para isso existiria outro método.
REFERÊNCIAS
ALVES, Rubem. Redes e peixes. In: _______. O que é científico. São Paulo: Loyola, 2007, p. 11 –