Resenha O que é científico - Rubem Alves
Sobre o autor
RUBEM ALVES nasceu no sul de Minas Gerais, no dia 15 de setembro de 1933. Entre 1953 e 1957 estudou Teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas e se transferiu para Lavras, em 1958 para exercer a função de pastor. Estudou em Nova York sendo intitulado de Mestre em Teologia e posteriormente Doutor em Filosofia. Ainda faz parte da Academia Campinense de Letras.
Resumo
A obra consiste em definir o termo científico utilizando analogias com o aparato de contos, parábolas, citações e histórias. Através desse recurso, Rubem Alves auxilia o leitor a identificar o significado desse termo.
De imediato, o autor começa seu livro com um fato: seu colega, que não via a tempos, chega a seu escritório sem nem dar bom dia e já o questiona, o que é científico?
O autor, para explicar sua concepção do que é científico, antes diz-se não ser filósofo, pois como filósofo apenas veria o mundo de forma conceitual, explicando os fatos conceitualmente e,ele precisa da vivência, imagem para contar estórias.
A partir disso, começa sua estória. Conta que havia uma aldeia onde era cercada por um rio e, esse rio era conhecido por ser muito perigoso no qual suas águas ora eram calmas ora eram furiosas. Por isso, os aldeões haviam construído altares, e estes sempre com fogo. Acreditavam que residia no rio seres misteriosos como monstros, iaras, sereias e outros acreditavam ser deuses, mas tudo não passava de suposições, pois nunca ninguém havia visto nada ali mesmo com todas as suas magias, filosofias, encantações e livros. Um dia, por meio do pensamento, como conceitua o próprio autor: “(O pensamento é uma coisa existindo na imaginação antes dela se tornar real. A mente é útero. A imaginação a fecunda. Forma-se um feto: pensamento. Aí ele nasce...)” (p.1) um aldeão criou um objeto com o qual poderia pegar esses misteriosos seres e, por parte do resto da aldeia