Resenha critica
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO
“O que é científico?”
Aluna: Cibele Maria Gouveia de Vasconcelos
Professor: Ricardo Pimentel Méllo
Disciplina: Metodologia do Trabalho Acadêmico
Fortaleza, Ceará
Abril, 2012
CIBELE MARIA GOUVEIA DE VASCONCELOS
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO
O QUE É CIENTÍFICO
Trabalho apresentado para disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico, do curso de Psicologia, da Universidade Federal do Ceará, ministrada pelo Prof. Ricardo Pimentel Méllo.
RESENHA CRÍTICA
ALVES, Rubem. O que é científico. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 2009. 80 p.
Nascido em Boa Esperança, em 15 de setembro de 1933, Rubem Alves é um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, é autor de livros e artigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis. Entre suas obras estão, O Suspiro dos Oprimidos, Variações sobre a vida e a morte, Sobre o Tempo e a eterna idade.
No livro “O que é científico?” de Rubem Alves, o autor escreve de maneira bem simples e agradável dando várias informações sobre o que viria ou não a ser científico. Recorrendo a analogias ele compara ciência e cientistas às redes e pescadores dizendo ser ciência aquilo que caiu nas “redes” dos cientistas. Usando outra analogia, Rubem compara a mente ao estômago, se utilizando das informações que nós temos acerca do estômago para nos fazer entender melhor a mente. A obra é dividida em capítulos, nos quais Rubem se utiliza de exemplos diferentes para ilustrar e dar forma ao seu pensamento. Com o foco narrativo predominantemente em primeira pessoa e com uma linguagem acessível, o autor escreve o livro como se estivesse dialogando com os leitores, tornando, assim, a leitura fluida e bastante simples, como uma conversa entre amigos.
Durante a leitura,