Estrutura e organização da educaçao brasileira
Amanda silva rocha RA: 355793 email: amanda_silva@hotmail.com
Estrutura e Organização da educação Brasileira
Professor: Djalma Silveira
Santo Antônio de Posse 19/04/2012
Etapa 1
Passo 3
Introdução
Sistema quer dizer conjunto de elementos de todas as redes Federal, Estadual e Municipal de Educação.
Quando se fala em “Conjunto integrado de elementos” não quer dizer que todos fazem ou pensem a mesma coisa e sim que todos estão interligados mais independentes.
Sendo assim foi lançada a seguinte pergunta:
O Brasil tem ou não um sistema único de ensino?
Segundo o autor Saviani o Brasil não possui ainda por falta de dialogo entre eles nas diversos sistemas de ensino existentes nas esferas administrativa.
Conforme a LDB de 1996 se refere os órgãos administrativos em diversas esferas:
Sistema Federal: MEC (ministério da educação) e CNE (Conselho Nacional da Educação).
Sistema Estadual: SEE (Secretaria estadual de educação), CEE (Conselho estadual de Educação) e DRE (Delegacia Regional de Educação).
Sistema Municipal: SME (Secretaria Municipal de Educação), CME (Conselho Municipal da Educação).
Desenvolvimento
O sistema Federal de Ensino: é responsável pela educação superior e de ensino médio técnicos criados e mantidas pelos órgãos federais de educação e também pela iniciativa privada.
Suas principais atribuições estão em elaborar o Plano Nacional de Educação, que é organizar, manter e desenvolver os órgãos de ensino federal, incluindo baixar normas dos cursos de graduação e pós-graduação avaliando e credenciando essas instituições.
O sistema de Ensino do Estado: é mantido pelo poder público estadual.
Seus deveres e organizar, manter e cuidar do desenvolvimento da criança até os 6 anos de idade nos aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social nesses órgãos de ensino oficiais que estão aos seus cuidados tendo colaboração com os municípios dividindo igualmente as responsabilidades da educação fundamental.