resumo raciocinio lógico
UNIDADE I
RACIOCÍNIO LÓGICO - a arte de pensar
nem sempre raciocinamos da maneira correta, às vezes tomamos uma decisão ao invés de outra, agimos diversas vezes de maneira ilógica. através do raciocínio lógico nos apropriamos de ferramentas que contribuem para aprimorar a arte de pensar corretamente.
desde a Grécia quando os primeiros pensadores, os filósofos, utilizavam a lógica para distinguir o argumento correto do incorreto, até a nossa atualidade, com os computadores e toda tecnologia da informação - a base do funcionamento de um computador está na eletrônica e na lógica.
a lógica possibilita ao aluno educar sua forma de pensar, de estruturar suas ideias e concepções.
vivemos em uma realidade complexa e em constante transformação. o homem, elemento desse conjunto infinito de seres que compõem a realidade, também se transforma cotidianamente. usa para isso sua razão e sua inteligência.
razão e inteligência são portanto, faculdades que possibilitam ao homem construir conhecimentos que, aplicados à realidade, garantem sua vida no planeta. razão e inteligência são conceitos fundamentais no processo de produção do conhecimento verdadeiro.
usamos “razão” com o sentido de certeza, lucidez, motivo, causa. a razão “tem não só a função de perceber os fatos que provocam as sensações, como também de avaliá-los, julgá-los e organizá-los”. assim, por meio da razão tomamos conhecimento da realidade.
“o coração tem razões que a razão desconhece”. esta frase traz a compreensão de que muitas vezes agimos motivados pelas paixões ou sentimentos deixando de lado a nossa atividadeconsciente, intelectual – isto é, a razão. existem situações que a razão não consegue compreender. nesse momento, ela apela para outra faculdade de nossa mente: a inteligência. diante de uma dificuldade ou problema, nossa razão aciona a inteligência.
inteligência É a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas e aprender.
Para Gardner,