RACIOCINIO LOGICO RESUMO 01
1. Referencia histórica: ARISTÓTELES ( 384 – 322 A.C )- Filósofo grego, foi o fundador da Ciência da Lógica, e estabeleceu um conjunto de regras rígidas para que conclusões pudessem ser aceitas.
2. Raciocínio: Consultando o nosso “Dicionário”, verifica-se que raciocínio é a operação intelectual pela qual se deduz uma conclusão de uma ou várias premissas(proposição ou fato) Leis das probabilidades, ditas matemáticas, afirmam que dentro do nosso universo, existem 3% de superdotados e 3% de infradotados. Filósofos e cientistas, através testes diversos, têm afirmado que o ser humano é dotado de inteligências múltiplas, sendo algumas delas, mais aguçadas.
3 . Testes de Raciocínio: Na área de Recursos Humanos, entre outras avaliações e testes, há o de RACIOCÍNIO, que engloba: a – Raciocínio Verbal : verifica a capacidade para pensar e trabalhar com argumentos. b- Raciocínio Lógico Numérico: verifica a aptidão numérica, isto é, a de lidar com números e descobrir relações entre eles. c -Raciocínio Lógico Abstrato : verifica a capacidade para compreender e raciocinar com idéias expressas de forma não verbal.
4 . Origem da palavra RAZÃO : é a capacidade intelectual para pensar e exprimir-se correta e claramente, para pensar e dizer as coisas tais como são. A razão é uma maneira de organizar a realidade pela qual esta se torna compreensível.
5. Princípios da palavra Razão: O conhecimento racional obedece a certas regras ou leis fundamentais , que respeitamos até mesmo quando não conhecemos diretamente quais são e o que são. Nós as respeitamos porque somos seres racionais e porque são princípios que garantem que a realidade é racional.
Os princípios da razão são: a. Princípio da identidade: “A é A” ou “O que é, é”. O princípio da identidade é a condição do pensamento e sem ele não podemos pensar. Ele afirma que uma coisa, seja ela qual for (um ser da Natureza, uma figura geométrica, um ser humano, uma obra