Plano aula sociologia
“Cada sociedade tem seu regime de verdade, sua ‘política geral’ de verdade; isto é, os tipos de discurso que ela acolhe e faz funcionar, como verdadeiros; os mecanismos e as instâncias que permitem distinguir os enunciados verdadeiros dos falsos, a maneira como se sanciona uns e outros; as técnicas e os procedimentos que são valorizados para a obtenção da verdade; o estatuto daqueles que têm o encargo de dizer o que funciona como verdadeiro”.
Foucault
ESTRATEGIAS E OBJETIVOS PARA A AULA DE SOCIOLOGIA
ORIENTAÇÕES GERAIS
Num mundo em que as relações sociais se apresentam mediadas por uma série de fatores, faz-se necessário construir objetos de estudo que busquem integrar as perspectivas das diversas áreas do conhecimento sobre questões sociais de relevância, ou seja, em que a interdisciplinaridade funcione de forma a iluminar os objetos de estudo de diferentes pontos de vista e aconteça em função das demandas da investigação.
É fundamental, também, valorizar o contexto local na elaboração dos objetos de estudo. Além de se tratar de uma iniciativa importante para engajar os alunos nos projetos, essa perspectiva pode referenciar o contexto local na cultura contemporânea, possibilitando a compreensão do caráter das relações sociais locais, mediado por condições sociais e históricas de caráter mais amplo.
Ao elaborar as seqüências didáticas e o currículo da disciplina, o professor pode tentar equilibrar diferentes dimensões de abordagem da sociologia: a temática, a dimensão compreensiva (com ênfase nas teorias) e a dimensão discursiva (com ênfase nos conceitos). Assim, o professor pode contribuir para a inserção dos alunos num campo conceitual e para que estes desvelem processos históricos que contribuíram para delinear o caráter das relações sociais no mundo contemporâneo.
Muitas vezes, observamos a preponderância de uma sociologia temática e a ausência de uma perspectiva histórica, em que conceitos