Resumo química
A matéria é formada por pequenas partículas, os átomos e esses são formados por outras partículas pequenas que são: prótons, elétrons e nêutrons.
No núcleo do átomo estão os prótons e os nêutrons, e girando em torno deste núcleo estão os elétrons. Os prótons têm carga elétrica positiva, enquanto os elétrons carga elétrica negativa. Os nêutrons não possuem carga elétrica. Num átomo, normalmente não existe predominância de cargas elétricas, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Neste caso dizemos que o átomo é eletricamente neutro.Sempre: número de prótons = número de elétrons.
O átomo possui duas regiões distintas:
NÚCLEO - Região central, muito pequena, que concentra praticamente toda a massa do átomo e os prótons (carga positiva e massa 1) e nêutrons (sem carga elétrica e massa 1).
ELETROSFERA - Região praticamente sem massa envolvendo o núcleo, que contém os elétrons (carga negativa e massa desprezível).
Conceito de elemento químico: Conjunto de átomos que possuem o MESMO NÚMERO de PRÓTONS.
Número atômico (Z): É o número de prótons (logo, é o número de elétrons também). Cada elemento possui um número atômico.
Z = prótons = elétrons
Número de massa (A): É a SOMA do número de PRÓTONS com o número de NÊUTRONS.
Z = prótons + nêutrons ‼‼‼ Para descobrir o número de NÊUTRONS, é só fazer: Z - A.
Íons é uma espécie química que perdeu ou ganhou um ou mais elétrons. Os átomos ao ganharem ou perderem elétrons, originam dois tipos de íons:
1. Íons positivos > cátion
2. Íons negativos > ânios
Cátion: Formam-se quando um átomo PERDE um ou mais elétrons, resultando em um sistema eletricamente positivo, em que o número de prótons é maior que o número de elétrons.
Ânion: Formam-se quando um átomo GANHA um ou mais elétrons. resultando em um sistema eletricamente negativo, em que o número de prótons é menor que o de elétrons.
Isótopos: São átomos que possuem mesmo número atômico (Z),