Resumo Quimica
Propriedades Periódicas (Raio atômico, Afinidade Eletrônica, Energia de Ionização) RAIO ATÔMICO Ele é associado com o número de prótons e elétrons e o número de camadas eletrônicas. É a distância do núcleo do átomo até a camada de valência(última camada do raio atômico). Em uma familia, o raio atômico tende a aumentar de cima para baixo.
Em um período, o raio atômico tende a aumentar da direita para a esquerda. RAIO IÔNICO Quando um atómo ganha ou perde elétrons, transformase em íon. Nessa transformação, há aumento ou diminuição das dimensões do tamanho do átomo inicial.
O raio do cátion é menor que o do respectivo átomo porque a saída de elétrons causa uma atração mais intensa entre o núcleo e os elétrons restantes, diminuindo o tamanho da eletrosfera e, consequentemente, o raio do íon.
O raio do ânion é maior que o do átomo de origem porque o aumento da quantidade de elétrons diminui a intensidade de atração entre núcleo e elétrons. O acréscimo de elétrons aumenta a repulsão entre eles, o que provoca um aumento no tamanho da eletrosfera e, consequentemente, o raio do íon. raio do cátion < raio do átomo < raio do ânion AFINIDADE ELETRÔNICA É a energia liberada quando um átomo (isolado e no estado gasoso) recebe um elétron. A eletroafinidade diminui com o aumento do raio atômico, ou seja, na Tabela Periódica, ela aumenta de baixo para cima e da esquerda para a direita. ENERGIA DE IONIZAÇÃO energia minima necessária que deve ser fornecida para que um átomo (ou íon) isolado em fase gasosa perca um elétron.
1
Primeira energia de ionização (E
) é aquela requerida para remover o primeiro elétron de um átomo isolado em seu estado gasoso.
2
Segunda energia de ionização (E
) é a energia necessária para remover o segundo elétron de um átomo isolado em seu