Resumo Química
Cálculos, cálculos, cálculos...
“Às vezes me pergunto se estou mesmo na aula de química. Mais parece matemática...” Realmente, o segundo ano, em química, é mais matemático do que químico. A diferença está que na química cada número adquire um significado real, uma posição determinada, de modo que sabendo o que cada valor representa você não precisa decorar nenhuma fórmula: você as deduz naturalmente. A matemática básica é a nossa ferramenta. Você não terá de fazer nada mais complexo do que somar, subtrair, multiplicar e dividir. Coisas que você traz consigo desde o primário. Mas você terá de ter o conceito das operações bem definido, para que possa manipular fórmulas para encontrar termos desconhecidos. Uma fórmula é capaz de fornecer todos os valores envolvidos, basta que isolemos o termo desconhecido num membro e passemos os conhecidos para o outro membro da igualdade, sempre trocando a sua operação. Antes de prosseguir, aconselho-o a tentar resolver o seguinte exercício:
Manipule as fórmulas abaixo em busca do termo pedido:
a. A + B = C logo, B =
b. A + B + C = D logo, B =
c. A + B + C = D logo, C =
d. A + B + C = D logo, A + B =
e. A x B = C logo, B =
f. A / B = C logo, A =
g. A / B = C logo, B =
Nada mais do que isso lhe será cobrado ao longo do ano. Se você errou alguma, procure entender onde você está errando, e treine (as respostas encontram-se ao final deste suplemento).
Peso Molecular
É o peso, em gramas, de um mol da substância. É dado somando-se as massas dos elementos constituintes. Essas massas são encontradas na tabela periódica.
CH4C = 12 x 1 = 12 H = 01 x 4 = 4 Total = 16 g / mol
H2O H = 01 x 2 = 2 O = 16 x 1 = 16 Total = 18