resumo de quimica
São Paulo
2014
Capitulo 6:
Ligações químicas
A teoria do octeto
Poucos são os elementos químicos encontrados no estado atômico na natureza. Isto quer dizer que poucos átomos não se encontram ligados a outros átomos. Os únicos elementos encontrados na forma atômica são os gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe e Rn ).
Ao observar as configurações eletrônicas desses elementos, notamos que elas sempre apresentam a ultima camada (camada de valência) completa.
Associando esse fato ao conhecimento de que os gases nobres aparecem isolados na natureza, ou seja, são estáveis na forma atômica, pode-se concluir que os outros átomos atingem estabilidade ao adquirir distribuição eletrônica externa ou semelhante à deles, pela perda, pelo ganho ou, ainda, pelo compartilhamento de elétrons. Essa ideia foi desenvolvida pelos cientistas Lewis e Kossel (1916), e é conhecida por teoria do octeto, pelo fato de a maioria dos gases nobres apresentarem oito elétrons na camada mais externa.
Ligação covalente
Esse tipo de ligação ocorre entre átomos com tendência a receber elétrons. Para adquirir estabilidade, esses átomos compartilham um ou mais pares eletrônicos, sem que ocorra perda ou ganho de elétrons, originando estruturas eletricamente neutras, denominadas moléculas. Por isso essa ligação também é denominada ligação molecular.
Ligações metálicas
Os metais sólidos constituem um agrupamento de cátions fixos, rodeados por uma nuvem de elétrons. Embora sejam atraídos simultaneamente por todos os cátions, esses elétrons, provenientes da camada de valência dos respectivos átomos, podem se movimentar livremente pelo reticulo cristalino.
Conclusão do capitulo 6:
Nesse capitulo são mencionadas as ligações químicas, suas teorias, suas formulas e compostos. Nesta síntese, separei apenas os assuntos mais importantes e os principais, como a teoria do octeto e a ligação metálica.
Capitulo 7:
Geometria e polaridade das moléculas
Geometria molecular
A