RESUMO QUIMICA
Ligaçao Covalente: É aquela onde ambos os elementos precisam receber elétrons. Exemplo: C(4A) / O(6A)
Fórmulas (De acordo com o exemplo acima):
Fórmula eletrônica:
F. estrutural:
F. iônica:
F. molecular:
Familias:
1A- Família dos Metais Alcalinos
2A- “ dos Metais Alcalinos Terrosos
3ª- “ do Boro
4A- “ do Carbono
5A- “ do Nitrogênio
6A- “ dos Calcogênios
7A- “ dos Halogênios
8A- “ dos Gases Nobres
Ligação covalente dativa, também conhecida como ligação semipolar, ligação covalente coordenada, ou simplesmente como ligação dativa ou coordenada, é descrita como uma ligação covalente entre dois átomos, na qual os dois elétrons compartilhados provêm do mesmo átomo. A distinção para uma mera ligação covalente é artificial, embora seja comumente encontrada em livros-texto. Uma vez que a ligação dativa seja formada, sua força e demais características não têm diferença das de outras ligações covalentes polares.
Ligações dativas ocorrem quando um ácido de Lewis (um receptor de elétrons) recebe um par de elétron de uma base de Lewis (um doador de elétrons), para formar um aduto. O processo formativo da ligação dativa é chamado de coordenação. O átomo (ou molécula) doador de elétrons adquire carga formal positiva, enquanto o átomo (ou molécula) receptor adquire carga formal negativa.
É a ligação que ocorre entre átomos de diferentes eletronegatividades. O átomo mais eletronegativo tende a atrair mais o par de elétrons da ligação covalente para o seu núcleo, ficando com uma carga parcial negativa. E o menos eletronegativo, tendo o seu elétron compartilhado mais atraído pelo outro átomo, fica com seu núcleo mais "desguarnecido", e apresenta uma carga parcial positiva. As "flechinhas" citadas pelos nossos colegas, indica a direção de atração dos elétrons. Este assunto é fascinante, e esta propriedade leva