POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL: CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL APARTIR DO SÉCULO XX.
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
1 INTRODUÇÃO
O serviço social como uma das profissões responsáveis pela mediação entre estado, burguesia e classe trabalhadora na implantação e implementação das políticas sociais destinadas a enfrentar a “questão social”, ganha hoje, nova contornos apartir do complexo cenário formado pelos monopólios e pelo ideário neoliberal.
Políticas sociais são respostas do estado para o enfrentamento das expressões da questão social. Entretanto, não é tão simples de explicá-las e entendêlas, pois as políticas sociais não podem ser compreendidas apenas em si mesmas; para compreendê-las requer que a contextualizemos em momentos históricos distintos, além de analisá-las apartir dos determinados também econômicos, políticos e sociais.
2 DESENVOLVIMENTO
Nós tivemos a Revolução Francesa, que implantou um estado liberal de direito. Que até então o estado vigente era um estado monárquico, o qual o rei tinha todo o poder, o executivo, o legislativo e o judiciário. Naquela época tinha três estados conhecidos o clero, o nobre e o burguês. O burguês começou a se insurgi contra o primeiro e segundo estado e ele conseguiu mostrar que na realidade que mantinha a riqueza circulante era a burguesia, então, eles intitularam povo e ao povo, para o povo e pelo povo fizeram a Revolução Francesa inspirados pelos lemas da bandeira de liberdade, de igualdade e de fraternidade, instituíram um estado liberal onde ali, o que vai prevalecer é a lei, todos passavam a ser iguais perante a lei.
O fortalecimento e a organização da classe trabalhadora foram determinantes para a mudança da natureza do estado liberal e os governos sociais e políticos obtidos pelos trabalhadores. O surgimento das políticas sociais foi gradativo e diferenciado entre os países, com base nos movimentos e