RESUMO QUIMICA
Conforme o grau de polarização das moléculas, tanto nos dipolos permanentes como nos induzidos, a intensidade entre as moléculas será maior ou menor.
A passagem de estado liquida para o gasoso – ponto de ebulição – depende desse rompimento das interações entre as moléculas, para que fiquem mais afastadas, em estado de agregação em que as interações de Van der Waals serão desprezíveis. Obviamente que com a quebra das interações de moléculas polares é mais difícil que apolares. Também deve observar que esse não é o único fator que afeta são importantes para as interações intermoleculares. Por exemplo, em temperatura ambiente, existem substancias apolares que são solidas como o IODO, enquanto outras se apresentam liquidas como o BROMO, e outras gasosas como o CLORO.
Isso pode ser explicado pelo fato de a agua ser formada por moléculas polares, enquanto o gás oxigênio e o dióxido de carbono são formados por moléculas apolares. Nesse caso, observa-se que o efeito da polarização acentuada das ligações de hidrogênio é muito maior do que o efeito provocado pela massa vejamos ainda outra grande diferença do efeito da ligação de hidrogênio. O clorofórmio (Chcl3), massa molecular 119,5, u, é formado por moléculas polares, estando no estado liquido em temperatura ambiente. Mas apresenta temperatura de ebulição igual a 61°C menor do que a agua (100°C). Veja que, apesar de as moléculas da agua terem massa menor (18 u) e serem menores (possuem três átomos) do que as do clorofórmio, as interações entre essas moléculas de agua são muito mais fortes do que as informações do dipolo-dipolo permanente das moléculas de clorofórmio.
As influencias das interações acima descritas, podemos fazer previsões sobre propriedades dos grupos de substancia inorgânica e orgânica.
As bases de Arhenius, os sais e os dióxidos iônicos são constituídos por íons, logo se apresentam no estado sólido e em geral, são solúveis em agua é claro