Narcóticos Anônimos
O trabalho que apresentamos objetiva investigar dependentes químicos em recuperação, buscando identificar comportamentos compulsivos nas múltiplas dimensões da doença-adicção. As autoras estudantes de Psicologia contribuíram para a produção do conhecimento científico da Psicologia através de observação, descrição e análise dos processos comportamentais.
2. A INSTITUIÇÃO VISITADA
O trabalho de campo está sendo desenvolvido em um grupo de Narcóticos Anônimos ou N.A. Uma organização sem fins lucrativos de apoio aos dependentes do uso de drogas. Os Alcoólicos Anônimos foram os pioneiros neste tipo de grupo, tendo sido fundado em meados de 1935. Os Narcóticos Anônimos nasceu nos Estados Unidos em 1953. Desde então o mundo soube de uma nova ajuda para as pessoas que não conseguem se livrar das drogas.
Estando presente em mais de cento e trinta países, desenvolvendo um programa de recuperação em doze passos oriundos dos Alcoólicos Anônimos e algumas filosofias como o Viver só por Hoje que, com base em reuniões regulares entre os participantes, tem por objetivo auxiliá-los a parar de usar drogas. Não há matrículas ou taxas. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de usar.
As reuniões acontecem no horário das 17h00min as 19h00min nos dias de domingo e são abertas ao público. As mesmas são administradas exclusivamente por membros do N.A., voluntários que servem em base de revezamento com funções específicas de tesoureiro, secretário de sala (dirigente da reunião do dia), RSG (representante de serviço geral) e RSG suplente. Por mais diversas que sejam suas histórias de vida, todos dividem uma coisa em comum, uma mesma doença-adicção. O grupo visitado chama-se Respiração e acompanha os procedimentos estabelecidos junto a toda a irmandade do N.A. no mundo, uma tradição de não endosso e que também não tem posição como organização sobre qualquer coisa que esteja fora de seu objetivo específico. Narcóticos Anônimos não expressa opiniões,