NA Análise Caxias do Sul
Título: Narcóticos Anônimos: uma análise estrutural e organizacional a partir dos grupos de Caxias do Sul. Matheus Biazin
Delimitação temática e objetivos
O presente projeto de pesquisa propõe uma análise da “Irmandade” de Narcóticos Anônimos, a partir de seu surgimento e funcionamento da estrutura de serviços mantenedora da organização, bem como de seus grupos na cidade de Caxias do Sul - RS.
Os grupos de ajuda mútua baseados no programa de 12 passos têm sua origem no início do século XX, mais precisamente no ano de 1935 em Akron, Ohio, Estados Unidos através dos fundadores de Alcoólicos Anônimos Bill Wilson e Bob Smith, estes, dois bebedores compulsivos que mediante a troca de experiência sobre o problema em comum desenvolveram um método que acreditavam ser eficaz na manutenção da abstinência do álcool.
Algumas das características adaptadas ao programa de Alcoólicos Anônimos não surgem a partir do encontro entre Bill e Bob, ambos frequentaram os conhecidos “Grupos Oxford”, fundado por um jovem pastor protestante chamado Frank Buchman.O objetivo destes grupos era a conversão religiosa de personalidade baseada em padrões absolutos de pureza, amor, honestidade e altruísmo. (Cardoso, 2006, p.25) Saliento que a assistência destes grupos aos bebedores compulsivos tinha como principal intenção a conversão religiosa do indivíduo, sendo a abstinência uma consequência dos padrões de vida religiosa adotados:
Os Grupos Oxford queriam modificar o mundo modificando as pessoas, e utilizavam o que consideravam métodos dos primeiros cristãos para esse fim. Os “cinco procedimentos” desse grupo foram adaptados aos Doze Passos posteriormente, e incluíram: (1)Entrega a Deus; (2)Ouvir a orientação de Deus; (3)Compartilhar essa orientação com outros membros; (4)Fazer reparação para as pessoas que tem prejudicado; (5)Depois de um exame cuidadoso, contar seu defeitos a