Resumo qualidade
Capítulo – 8 – Livro: Teoria Geral da Administração – Maximiano
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
A administração da qualidade nasceu para resolver o problema da uniformidade.
Para os engenheiros do séc. XX- QUALIDADE = UNIFORMIDADE/ PADRONIZAÇÃO
DEFINIÇÃO
Excelência: O melhor que se pode fazer. O padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação.
Valor: Qualidade como luxo. Maior número de atributos.. Utilização de materiais ou serviços raros que custam mais caro. O valor é relativo e depende da percepção do cliente, seu poder aquisitivo e sua disposição para gastar.
Especificação: qualidade planejada. Projeto do produto ou serviço. Definição de como o produto ou serviço deve ser.
Conformidade: Grau de identidade entre o produto ou serviço e suas especificações
Regularidade: Uniformidade. Produtos e serviços idênticos.
Adequação ao uso: Qualidade de projeto e ausência de deficiências.
A partir da década de 50, com a divulgação do trabalho de Juran, qualidade passou a ser conceituada como satisfação do cliente quanto a adequação do produto ao uso. E, para que haja satisfação, é preciso que haja ausência de defeitos e presença de atributos que tornem o produto o produto adequado ao uso pretendido e, portanto, causem satisfação.
CUSTOS DA QUALIDADE
Custos da qualidade são investimentos necessários para manter funcionando o sistema da qualidade e evitar os custos da não qualidade
Os custos da qualidade são divididos em DUAS CATEGORIAS:
CUSTO DE PREVENÇÃO: Planejamento do processo do controle da qualidade; treinamento para a qualidade; desenvolvimento de fornecedores, desenvolvimento de produtos com qualidade, desenvolvimento do sistema de produção; manutenção preventiva; implantação e manutenção de outros componentes do sistema de qualidade.
CUSTOS DE AVALIAÇÃO: Mensuração e teste de matérias-primas e insumos da produção; aquisição de equipamentos especiais para avaliação de produtos, realização