Resumo pré históra
É possível definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.
Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases principais: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. (Os seguintes tópicos a seguir descrevem a “Pré-História” e os seus principais aspectos.
1. Sobre o termo
* O termo Pré-História, apesar de muito utilizado, é inadequado.
* Isto porque “pré” significa “antes ” , e passa a ideia de que as populações que viveram neste período não tinham história.
* No entanto, quando o ser humano passa a transformar a natureza, já está fazendo história.
2. Quando e onde ocorreu?
* A Pré-História corresponde a um longo período de 3,6 milhões de anos. Termina com o surgimento da escrita, há 4 mil anos. Vale ressaltar que estas datas são aproximadas e discutíveis.
* Pesquisas indicam que o ser humano surgiu na África, há aproximadamente 4 milhões de anos.
* O nomadismo fez com que estes seres humanos – a partir da África – criassem redes de migrações para outras regiões do planeta
3. Ciências da Pré-História
* Existem várias ciências que estudam a Pré-História, sendo que duas serão destacadas:
* 1- Arqueologia: ciência que estuda a cultura material humana, num dado tempo e espaço. Seu objeto de estudo são os sítios arqueológicos.
* 2- Paleontologia: ciência que estuda, através de fósseis, os organismos que viveram no planeta, ao longo do tempo geológico.
4. Sambaquis
* Sambaquis são importantes sítios arqueológicos estudados pelos