A nova concepção do espaço feminino
Sumário: Introdução; 1. Breves Considerações sobre o patriarcalismo e a mulher na sociedade; 2. O novo contexto em que se insere a mulher: breves considerações sobre a Lei Maria da Penha; Considerações Finais
RESUMO: Este breve trabalho traz em seu corpo reflexões sobre o atual papel da mulher na sociedade, relativamente diferente dos tempos pretéritos de submissão decorrentes da forte presença patriarcalista e também, a alteração na legislação brasileira e nas concepções de fato sobre a mulher.
PALAVRAS-CHAVE: Mulher; Patriarcalismo; Nova Legislação.
Introdução
O papel da mulher na sociedade, ainda que já tenham sido atingidos muitos avanços neste aspecto, ainda encontra-se cercado pelo pelos muros do patriarcalismo dominante. Tal quadro é nitidamente observado quando se trata do tema igualdade de direitos, tema este extremamente polemizado.
Desta forma, vê-se em alguns movimentos feministas a pretensão de lutar por esta igualdade material, e não somente formal, principalmente no que tange o Sistema Penal; entretanto, no Sistema penal, a igualdade dos direitos entre homens e mulheres, em verdade, mostra-se carente de eficácia, conforme se observa através do seletivismo nos crimes de gênero. Os crimes de gênero encontram na nova Lei Maria da Penha um álibi contra a seletividade Penal que agride duplamente as mulheres.
As conquistas das mulheres, conforme vamos discutir mais a frente, refletem um longo processo de luta por igualdade e, também, capacitação e conscientização, no sentido de promover a efetiva inserção social, seja no mercado de trabalho ou mesmo na realidade doméstica através da figura do respeito.
1. Breves considerações sobre o patriarcalismo e a mulher na sociedade Apesar de não ser uma situação recente, na sociedade sexista em que vivemos, é de fácil verificação a discriminação sofrida pelas