EXPERIÊNCIA E NARRATIVA DE CRIANÇA NA PRODUÇÃO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO
EXPERIÊNCIA E NARRATIVA DE CRIANÇA NA PRODUÇÃO DE CINEMA
DE ANIMAÇÃO
Thalyta Botelho Monterio
Mestranda em Educação PPGE/UFES monteirothalyta@yahoo.com.br Bolsista CAPES
Resumo
O presente artigo, referente à pesquisa de mestrado em andamento, objetiva analisar as narrativas e experiências de crianças através da produção de desenho de animação.
Objetiva também investigar como crianças se apropriam das novas tecnologias de construção de imagens em movimento, elaboram e manifestam suas experiências, sendo elas individuais e/ou coletivas a manifestar-se no percurso da produção de desenhos animados como espectadores e como autores destes.
Desde a década de noventa que ha uma busca pela inserção de novas tecnologias no ensino, principalmente a partir do ano 2000 com a popularização dos computadores e a acessibilidade a internet, filmes 3D entre outros mecanismos tecnológicos. Assim, a inserção do cinema de animação torna-se também com esse advento mais acessível.
Este artigo, contudo, parte da problemática relacionada ao uso desenfreado das tecnologias e à grande oferta de imagens na sociedade atual, em especial àquelas destinadas às criança como os desenhos de animação. Nesse contexto, este projeto direciona-se a uma junção dos brinquedos ópticos mecânicos à produção de cinema de animação quanto à fruição, produção e relações dos sujeitos crianças diante das mídias digitais enquanto linguagem artística e enquanto seres sociais ativos/participativos.
No decorrer da história da educação é visível a tentativa, nas últimas duas décadas, da inserção das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ambiente escolar, no entanto a utilização dessas práticas é despotencializada pela não formação de professores, pelos métodos tradicionais de ensino, por acharem que os alunos não saberão conservar ou manusear esses equipamentos, por menosprezarmos o potencial da educação com crianças, ou por simples comodismo, pois trabalhar com tecnologias