Discurso Cinematografico
DISCURSO CINEMATOGRÁFICO.
SÃO PAULO
2013
DISCURSO CINEMATOGRÁFICO.
SÃO PAULO
2013
RESUMO
O cinema teve inicio em meados do século XIX, surgiram os primeiros filmes mudos, mais com o tempo foi se aperfeiçoando cada vez mais, hoje existem mais de cinco tipos de gêneros, onde cada um tem a sua linguagem, o seu discurso.
LISTA DE ABREVIATURA E SIGLAS
ASIFA: Associação Internacional do Filme de Animação
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A linguagem do cinema é feita por uma série de convenções que as pessoas compartilham e entendem. Convenção é um acordo entre as pessoas, algo que é admitido como “certo” ou “real” para um grupo social, ou para a sociedade como um todo. As convenções cinematográficas parecem ser quase universais, ou seja, elas não variam muito de país para país.
HISTORIA DO CINEMA
Foi no final do século XIX, em 1895, na França, os irmãos Louis e Auguste Lumière inventaram o cinema. Na primeira metade deste século a fotografia já havia sido inventada por Louis-Jacques Daguerre e Joseph Nicéphore Niepce, possibilitando esta criação revolucionária no mundo das artes e da indústria cultural: o cinema. Para se chegar à projeção cinematográfica atual, muitos processos de investigação foram feitos em relação aos fundamentos da ciência óptica. Já vem dos primórdios da humanidade a necessidade de registrar movimentos através de pinturas e desenhos nas paredes. Há aproximadamente sete mil anos atrás, no oriente, os chineses já projetavam sombras de diferentes figuras recortadas e manipuladas sobre a parede, um jogo de sombras, próprio do seu teatro de marionetes. No século XV, Leonardo da Vinci realizou trabalhos utilizando a projeção