sustentabilidade
Marcus
Valmir
E-Leaning
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
UNINOVE
São Paulo
2008
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos apresentar a criação e o desenvolvimento do E-Leaning, esta ferramenta de alta tecnologia que inovou o ensino a distância no mundo.
Veremos também que o E.A.D. tem a sua origem ligada ao desenvolvimento dos meios de comunicação em massas e, por outro lado, ao alargamento da escolaridade devido à democratização da sociedade.
A HITÓRIA DO E-LEANING
1º Geração
Acredita-se que na primeira etapa foi o Ensino à Distância, pois teria começado na segunda metade do século XIX. Consistia na troca, através do correio tradicional, material impresso (guias de estudo e manuais) que constituíam o material Pedagógico para o estudo independente.
2º Geração
.Na década de 1960, surgiu o que se passou a denominar por segunda geração do EAD – A Tele-Educação, que se caracterizava pela difusão de programas gravados através da rádio, televisão, cassetes áudio ou de vídeo (exemplo telecurso 2000). A difusão é feita num único sentido, se excetuamos o telefone e os documentos enviados pelo correio normal, que completavam a difusão. Nesta época desenvolveram-se em muitos países cursos deformação inicial que, muitas vezes, funcionavam em paralelo com o sistema tradicional de ensino e destinava-se a jovens que viviam em locais isolados. A segunda geração surge em Portugal com o aparecimento da Universidade Aberta no início dos anos 70. Utiliza não só a instrução por correspondência, como desenvolve programas gravados distribuídos por rádio, televisão e áudio.
O aparecimento das comunicações por satélite veio permitir uma maior inteiração entre diferentes meios de comunicação com o telefone, a televisão (teleconferência) e posteriormente o computador e a Internet., o que permitiu a transição para terceira geração.
3º Geração
Já