LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA PUBLICIDADE
Prof. Me. Lucas Azevedo
ELEMENTOS DO DISCURSO CINEMATOGRÁFICO
Temos um breve panorama de diferentes aspectos que se relacionam, tendo como ambiente o cinema e a publicidade televisual, sendo: a linguagem cinematográfica, a montagem, a estética do cinema, o autor no cinema e o repertório cinematográfico. A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
A imagem fílmica reproduz com exatidão o que é captado pelas lentes da câmera, sendo uma percepção objetiva e real, independente do viés ficcional.
"a imagem fílmica é antes de tudo realista, (...) dotada de todas as aparências (ou quase todas) da realidade". MARTIN (2003, p21) O cinema é uma expressão artística e meio comunicativo em permanente evolução. Seja em desenvolvimento de novas formas de narrativa, ou em aperfeiçoamento e adaptação de procedimentos utilizados em outros meios, como a televisão.
"por ser uma arte inseparável das inovações tecnológicas, as transformações da linguagem cinematográfica sempre caminham juntas com essas invenções que, no estado da arte atual, encontram-se na incorporação da animação computacional tridimensional e no frenesi dos efeitos especiais". SANTANELA (2005, pg.36)
Sugestão de leitura: A Obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, de Walter Benjamin.
Dentre os pesquisadores desbravadores da teoria cinematográfica, quem ousou ir mais a fundo em suas investigações foi o russo Sergei Eisenstein, e foi também o que obteve mais êxito, considerando a contribuição que seus estudos sobre o ritmo fílmico trouxeram à cinematografia, em especial a partir de sua teoria da montagem.
Sergei Eisenstein (Rússia, 1898 - 1948)
"o cinema é uma forma de expressão não verbal, como a fotografia, é uma forma de expressão sem sintaxe. No entanto, como a impressão e a fotografia, o cinema pressupõe um alto índice de cultura escrita em seus apreciadores, ao mesmo tempo que intriga os analfabetos ou não letrados". McLuhan (1979, p.320)
A