Modelo de Resumo Científico
Orientada para a venda de produtos comerciais, para alavancar o consumo e para o convencimento do público, a Publicidade1 também possui uma perspectiva estética (desde as fontes tipográficas e ornamentos dos primeiros cartazes impressos até os recursos digitais da atualidade). Da mesma forma, o Cinema, invenção técnica que nasceu para documentar a realidade, desenvolveu sua linguagem própria, tornou-se narrativo e enveredou pela senda artística.
A Publicidade audiovisual relaciona-se de diferentes maneiras com as produções cinematográficas, seja pelo uso de técnicas fílmicas, seja pela relação intertextual. O
Cinema, por sua vez, absorve da Publicidade formas de vender produtos dentro do filme e, assim, angariar recursos que garantam sua viabilidade econômica.
Esta pesquisa, qualitativa e de cunho exploratório, objetiva relacionar as duas linguagens, da Publicidade e do Cinema, tanto no aspecto estético como no mercadológico, a partir de análise de peças publicitárias e filmes. Para tanto, será preciso levantar e selecionar o material e proceder à análise de conteúdo.
_________________________________________________________
1
Neste trabalho será utilizada a distinção feita por Sant’Anna (1998, p. 75-76) entre Publicidade e
Propaganda: Publicidade é um meio de tornar conhecido um produto, um serviço ou uma firma, enquanto a Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias.
INTRODUÇÃO
Posterior ao sucesso da invenção da fotografia, na primeira metade do século XIX, o passo seguinte foi agregar a ilusão de movimento aos registros fotográficos, o que se tornou possível na década de 1890 com as invenções de Thomas Edison (cinetoscópio) e dos irmãos Lumière (cinematógrafo). Inicialmente utilizado para captar imagens da realidade (uma bailarina dançando, o trem chegando à estação, operários deixando o local de