Logística
Gerenciamento de armazéns Autores classificam esse assunto como gestão de operações ou armazenagem. Iremos falar um pouco de quatro etapas dentro de um armazém; Recebimento, Armazenagem, picking e Expedição.
Recebimento
Recebimento fiscal e físico, quando conceituado de forma acadêmica, Na prática, as duas atividades ocorrem ao mesmo tempo. Essa etapa é essencial, pois é a porta de entrada para a movimentação de estoque. Deve ser realizada com absoluto rigor para evitar futuros problemas de controle de estoque, na análise fiscal e até mesmo de inventário.
O processo fiscal limita-se a analisar a nota fiscal de recebimento do fornecedor e a confrontá-la com a ordem de compra interna emitida pela empresa compradora. Na possibilidade de divergências entre a nota fiscal do fornecedor com a ordem de compra, deve ser emitida, obrigatoriamente, uma nota de devolução. É um procedimento seguro, para se evitar problemas fiscais, de movimentação e até mesmo com o inventário futuro.
Observação: Hoje em dia as empresas não querem usar o procedimento de devolução, em determinados casos não se emite nota de devolução. A ordem é de voltar todo o pedido.
Armazenamento
A evolução tecnológica, como não poderia deixar de ser, estendeu seus múltiplos benefícios à área de armazenagem, tanto pela introdução de novos métodos de racionalização e dos fluxos de distribuição de produtos, como pela adequação de instalação física de carga. O objetivo primordial do armazenamento é utilizar o espaço nas três dimensões, de maneira mais eficiente possível. As instalações do armazém devem