Resumo propaganda de a a z
Prefácio
Rafael Sampaio faz um breve relato de sua vida profissional e descreve a importância de se entender todas as partes constituintes do processo da propaganda. Esta é a proposta do jornalista e publicitário no livro "Propaganda de A a Z", 384 páginas, lançado em 1996 pela Editora Campus.
Capítulo 1 – Propaganda: arte, ciência ou técnica?
Neste capítulo, o autor cita o exemplo do garoto propaganda da Bom Bril, usado para criar uma simpatia com o público e diferenciar a marca das outras palhas de aço e produtos de limpeza. Destaca que o produto apresenta quatro fatores essenciais: boa qualidade, preço, e distribuição ("corpo do sucesso"), e a propaganda ("alma do sucesso").
Mostra como a propaganda foi utilizada para mudar hábitos do consumidor em relação ao leite condensado que de início foi inventado para substituir o leite natural, passando a ter uma nova utilidade devido à chegada do leite em pó. Foi preciso promover o consumo de leite condensado, destacando-o como um ingrediente culinário usado para preparar doces, bolos e outros alimentos. E mais recentemente como ingrediente de bebidas e drinques.
"...além de modificar comportamentos, a propaganda pode criar, ampliar, consolidar e fortificar imagens, conceitos e reputações. Fazendo com que uma empresa ou marca passe de um total desconhecimento por parte do mercado para uma posição viva, forte, presente na cabeça dos consumidores."(SAMPAIO, 1996, pág. 18)
A influência exercida pela propaganda atinge toda a sociedade moderna, pois não há uma maneira de fugir. Ela seduz e age em nosso inconsciente, sempre interferindo em nossa vontade.
A propaganda deve ser usada com cautela devido ao seu grande poder de persuasão para que não seja inútil ou até mesmo trabalhe contra. Assim, ela é uma técnica que envolve muita arte e ciência.
Capítulo 2 – Como a propaganda funciona?
Define a propaganda como "a manipulação planejada da comunicação visando, pela