Resumo do livro PP de A a Z
Como a Propaganda Funciona Definição e Funcionamento Básico da Propaganda: A Propaganda pode ser definida como “uma manipulação planejada da comunicação visando, pela persuasão, promover comportamentos em benefício do anunciante que a utiliza”. É função da Propaganda informar e despertar interesse de compra e uso de produtos ou serviços. Temos três definições de termos da língua inglesa para explicar o conceito:
Advertising: Propaganda que visa divulgar e promover o consumo de bens, assim como a propaganda dita de utilidade pública que visa promover ações e comportamentos comunitariamente úteis.
Publicity: Informação disseminada editorialmente com o objetivo de divulgar informações sobre pessoas, empresas, produtos, entidades, idéias, eventos ...,sem que para isso o anunciante pague pelo espaço e tempo utilizado na divulgação da informação.
Propaganda: Propaganda de caráter político, religioso ou ideológico, que tem como objetivo disseminar idéias dessa natureza. No Português esses três conceitos fundem-se nos termos “propaganda” e “publicidade”, e são utilizadas adjetivações para diferenciá-los, como, propaganda política... O processo de geração e realização da propaganda tem início com o anunciante que tem intenção de influenciar o consumidor, entre anunciante e consumidor existe o veículo de comunicação para tornar a mensagem acessível para que o consumidor possa se interessar ou não por ela.
Quem Faz a Propaganda? A propaganda é feita pelo anunciante e pelo veículo, no entanto existem três entidades que podem contribuir para o processo de realização da propaganda: o corretor ou agenciador de propaganda, a agência e os fornecedores, e produtoras especializadas. A complexidade do processo de propaganda depende:
Do número e grau de dificuldade das mensagens a ser transmitidas.
Do nível de interesse do consumidor em relação ao anunciante e ao que ele oferece.
Da quantidade e o tipo de pessoas que precisam ser atingidas