publicidade, propaganda e marketing
Armando Sant’anna:
Definida como a propagação de princípios e teorias a propaganda é para Armando Sant’anna “Uma técnica de comunicação de massa, paga com a finalidade precípua de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas para os anunciantes, geralmente para vender produtos ou serviços. A propaganda serve para realizar as tarefas de comunicação de massa com economia, velocidade e volumes maiores que os obtidos através de quaisquer outros meios.”
(Fonte: Armando Sant´Anna: Propaganda teoria, técnica e prática)
Gilmar Santos:
“A Propaganda visa mudar a atitude das pessoas em relação a uma crença, a uma doutrina ou a uma ideologia. Embora muitas vezes utilize as mesmas ferramentas da publicidade, a propaganda não tem a finalidade de levar as pessoas a praticarem uma ação específica ou imediata. Ela visa uma mudança das atitudes do público em relação a uma ideia. Tem lugar na mente dos indivíduos ou no imaginário social e é de difícil quantificação.” (Fonte: Gilmar Santos: Princípios da Publicidade).
Rafael Sampaio:
Fundamentalmente a propaganda pode ser definida como a manipulação planejada da comunicação, visando, pela persuasão promover comportamentos em benefício do anunciante que a utiliza.
Geralmente, cabe à propaganda informar e despertar interesse de compra/uso de produtos/serviços nos consumidores em benefício de um anunciante (Empresa, pessoa ou entidade que se utiliza da propaganda)
(Fonte: Rafael Sampaio: Propaganda de A á Z).
José Predebon:
“Partindo de nomenclatura, observemos a palavra propaganda. Aqui é preciso lembrar que o verbo propagar significa basicamente multiplicar, e, de acordo com o entendimento comum e até com os dicionários, propagar também é disseminar uma comunicação, uma ideia, um argumento. Ação essa que pode ser parte de uma atividade de venda. Vendem-se tanto mercadorias como ideias, ao se propagarem suas qualidades e características.”