Home office
O que é? Vantagens e Desvantagens O Home Office ou “trabalho em casa”, é um conceito de modelo empresarial, muito adotado atualmente devido à globalização da economia, aumento da terceirização de serviços e busca por qualidade de vida e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Um dos fatores que influenciam no crescimento do Home Office é o fato de as empresas acreditarem que o profissional consegue “render” mais se conseguir conciliar o trabalho com suas outras atividades. Além do conforto, os principais benefícios apontados por quem adota o Home Office são: flexibilidade de horário, redução de custos para as empresas e incremento da produtividade dos funcionários. Dependendo da área de atuação, é essencial que a pessoa sinta-se o mais confortável possível para que possa realizar suas tarefas com qualidade.
As tecnologias de informação oferecem a infra-estrutura necessária de comunicação, tornando essa nova forma de trabalho possível e facilitando o estabelecimento de relações entre as empresas e pessoas, e a tomada de decisão.
O Home Office, no entanto, também apresenta desvantagens. Entre as principais, pode-se destacar a perda no foco, o mau gerenciamento do tempo e distrações geradas pelo ambiente doméstico.
De acordo com especialistas, existem quatro perfis de profissionais que não combinam com o Home Office, são eles: 1. Muito jovens ou recém contratados: Necessidade de aprendizado sobre a cultura da empresa e sua estrutura corporativa. 2. Workaholics: Não gerenciamento do tempo que leva ao excesso de trabalho representando risco à qualidade de vida. 3. Acomodados ou indisciplinados: Facilidade para perda de foco e falta de disciplina. 4. Aqueles para quem a interação com colegas de trabalho é essencial: Dificuldade de adaptação.
Levando em consideração esses quatro perfis, pode-se dizer que é possível reduzir as chances de fracasso no resultado de home office se analisadas e avaliadas as características de cada