Resumo Pierre Simon Laplace
Juventude
Nasceu no dia 23 de março de 1749 na comunidade de Beaumont-en-Auge, Normandia.
De sua infância e juventude pouco se sabe, ao que parece porque o próprio Laplace, envergonhado de sua origem humilde, muito fez por obscurecê-la e ocultá-la.
Foi levado por seu tio, um padre, para estudar na abadia beneditina, e depois seguiu para o colégio de Caen, onde desenvolveu seu interesse pela matemática e foi professor-assistente
Com ajuda de vizinhos ricos, aos 18 anos foi para Paris.
Escola Militar
Primeiramente tentou entrar na escola militar, mas o matemático Jean d’Alambert recusou a recebê-lo, então Laplace enviou-lhe um artigo que teve por tema os princípios gerais da mecânica e o impressionou. Mais tarde, com a ajuda de d’Alambert, ele se tornou professor de matemática da Escola Militar de Paris.
Tornando-se professor da Escola Militar de Paris, Laplace encontrou meio de dedicar-se à obra que, por toda a vida, o empolgou: a aplicação pormenorizada das leis de Newton a todo o sistema solar.
Partindo destas leis, propôs-se a estudar os efeitos combinados das perturbações de todos os elementos do sistema solar sobre cada qual deles e sobre o Sol, buscando responder a perguntas como: "As acelerações suportadas por Júpiter e pela Lua virão, afinal, a fazer com que o primeiro se precipite contra o Sol e a segunda contra a Terra? Os efeitos dessas perturbações são cumulativos ou apenas periódicos e iguais?".
Demonstrou, com base em cálculos, em uma série de trabalhos, apresentado à Academia de Ciências, que não havia perigo que acontecesse um choque dos planetas.
Em 1785 se tornou membro ordinário da Academia Francesa de Ciências.
Academia Francesa de Ciências
Laplace tinha um amplo conhecimento de todas as ciências e dominava todas as discussões na Academia. De forma razoável única para um prodígio de seu nível, Laplace via os matemáticos apenas como uma ferramenta para ser utilizada na investigação de uma averiguação