Laplace
Uma vida para as Ciências Exatas
DEL
Agosto, 2012
Sumário
Introdução
Este trabalho foi desenvolvido como parte indispensável para a conclusão da disciplina Engenharia e Sociedade na Universidade Federal do Rio de Janeiro e se propõe a retratar a participação de Pierre-Simon Laplace na história da ciência.
Além de documento biográfico, o presente trabalho pretende expor as contribuições técnicas desse influente cientista francês dividindo seus feitos em ordem cronológica e pontuando os mais importantes para a aplicação da engenharia nos tempos de hoje.
Capítulo 1
A vida de Laplace
Pierre-Simon Laplace (1749-1827) foi um dos mais influentes cientistas de toda a história, sua carreira foi importante não só pelas contribuições à ciência exata (que deu a ele parte na formação das ditas “disciplinas de ciência moderna”), mas também pelo ponto de vista filosófico que ele desenvolveu na apresentação de seus trabalhos. As principais instituições que ele participou foram a Académie Royale des Sciences (sendo membro até que ela fosse suprimida pela Revolução Francesa), sua substituta, a divisão científica do Instut de France, além de duas outras instituições republicanas: École Polytechnique e Bureau des Longitudes. É conveniente considerar a vida acadêmica de Laplace divida em quatro partes. Uma antes da Revolução Francesa, uma durante a Revolução (1789 a 1799) e ainda outras duas, durante a era Napoleônica (1799 a 1815) e a Reestruturação – pós Napoleão.
Na primeira fase (1778-1789), pode-se observar um Laplace escrevendo sobre assuntos como problemas diferenciais e cálculos integrais, matemática astronômica, cosmologia, teoria de jogos de azar e causalidade. Durante esse período, ele estabeleceu seu estilo, reputação, posicionamento filosófico e técnicas matemáticas bem particulares, além de estabelecer um programa de pesquisa em duas grandes áreas as quais seguiu estudando durante o