sei la
Celestina Crocetta Biazin
Universidade Estadual de Maringá e-mail: celestecb@onda.com.br
Amália Maria G. Godoy
Universidade Estadual de Maringá
Resumo: As questões ambientais vêm nas últimas décadas, despertando a atenção de diversos setores da sociedade. Com a abertura da economia, o aumento da competitividade e a maior conscientização dos consumidores, a variável ambiental assume uma importância cada vez maior. As organizações empresariais, nesse novo contexto, passam a adotar uma nova orientação incorporando a variável ambiental em suas decisões estratégicas, como forma de obter vantagem competitiva. Desta forma, a preocupação com o meio ambiente passa a se constituir em uma nova oportunidade de mercado ao invés de uma barreira comercial.
Uma das formas das organizações demonstrarem que respeitam o ambiente é através da obtenção do selo verde. No Brasil, o setor moveleiro é um dos que está em estágio mais avançado em função de ser um setor com perfil exportador e ter de atender às novas exigências do comércio internacional.
Assim, este trabalho pretende discutir as perspectivas da adoção do selo verde para o setor moveleiro e destacar a sua importância para as organizações em geral.
Palavras-chave: selo verde – meio ambiente – setor moveleiro
Abstract: The environment questions, have in the last decades, called the attention of several sectors of the society. With the opening of the economy, the raising of competitiveness and the greater awareness of consumers, the environment variable is granted an importance, which is becoming greater each day. The business organizations, in this new context, come to adopt a new orientation incorporating the environment variable in their strategic decisions, as a way to get competitive advantage. This way the concern with the environment becomes a new opportunity of market instead of a commercial barrier.
One of the ways the