Resumo Pierre Levy
Pierre levy acredita que apesar das desigualdades sociais, haverá progresso no mundo, como já houve com a abolicção dos escravos e o sufrágio universal. E que a internet irá ajudar e muito nesse processo geral de emancipação e será a porta de saída dessa miséria. Para ele, a alfabetização é a base de tudo, e no futuro a tendência sera ler e escrever na internet. O processo de aprendizado sera coletivo ou coorporativo, socializando e ensinando ao mesmo tempo as pessoas.
Pierre diz, que há uma grande correlação entre os progressos dos técnicos de comunicação e a democracia. Quando há muitas comunicações transversais numa sociedade e as pessoas podem se comunicar facilmente, não há como a mente ser controlada por uma ditadura totalitária, pois todos sabem o que acontece em qualquer lugar e qualquer hora. Pierre acredita que com a democracia eletrônica, tudo se torna mais transparente, o dinheiro público, politicas, etc, e é isso que as pessoas querem. Saber tudo que se passa, transparentemente.
Pierre junto com o amigo criou um programa na internet chamado de arvores do conhecimento. Uma comunidade Virtual onde qualquer pessoa poderia fazer uma pergunta ou responder perguntas de outros, desenvolvendo processo da inteligência coletiva. Onde cada um poderá participar de acordo com seus gostos, paixões e interesses. Essa é a ideia do laço social.
Pierre fala sobre a questão das universidades virtuais de forma positiva. Segundo ele, hoje, temos tecnologias que permitem que essa conversação ultrapassem todos os limites. E permitindo também que as pessoas possam entrar em contato, se comunicar entre si e aprender. Além disso, essa forma de ensino, exercita o extinto de curiosidade e exploração nas pessoas, fazendo com que elas aprendam mais, e mais rápido.
Pierre diz que há um dilúvio de informações na internet, mas devemos salvar somente o que achamos essencial, o que nos convém. Devemos fazer uma filtragem, uma seleção e etc, com as informações que nos