Desmenbramento De Uma Resenha
547 palavras
3 páginas
1 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS1.1 Autor: LÉVY, Pierry
1.2 Título da obra: As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática.
1.3 Local: Brasil
1.4 Editora: Editora 34
1.5 Data: 1993 1º Edição, 2010 2º Edição, valor R$ 42,00
1.6 Número de páginas: 208 14x21 cm
1.7 Formato: Impresso
2 CREDENCIAIS DO AUTOR
2.1 Nacionalidade: Tunísia
2.2 Formação universitária: Universidade de Sorbonne
2.3 Título: Mestre em História da Ciência
3 RESUMO DA OBRA
Na introdução (Face à técnica) Lévy declara: "Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência depende, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação, aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais avançada. Não se pode mais conceber a pesquisa científica sem uma aparelhagem complexa que redistribui as antigas divisões entre experiência e teoria. Emerge, neste final do século XX, um conhecimento por simulação que os epistemologistas ainda não inventaram".
4
4 CONCLUSÕES DA AUTORIA
A correta e precisa tradução de Carlos Irineu da Costa ilustra que um dos principais agentes de transformação das sociedades atuais é a técnica, ou melhor, as técnicas, sob suas diferentes formas, usos diversos e as implicações que têm sobre o cotidiano e sobre nossas atividades.
No texto, Lévy privilegia, entre a grande quantidade de técnicas existentes, as técnicas de transmissão e tratamento das mensagens, uma vez que são as que transformam os ritmos e modalidades da comunicação de modo mais direto, contribuindo para a redefinição das organizações.
Lévy propõe o fim da (pretensa) oposição entre o homem e a máquina; e questiona: o que é a técnica e como ela influencia os diferentes aspectos de nossa sociedade? Em que medida indivíduos ou projetos singulares conseguem alterar os usos e sentidos da