Sociedade e tecnologia
3o. ano do curso de Sistemas de Informação – Ano Letivo de 2005.
Prof. MSc. Paulo Pereira Soutto Mayor
Carga Horária: 72 horas
EMENTA
Sociologia – Interação, contato, socialização e comunicação simbólica. Processos sociais. Os mitos da ciência, a sociedade e o desenvolvimento científico. Do evolucionismo à globalização. A Sociologia, as novas técnicas e o 3o. milênio. Perspectivas e mudanças sociais. Dimensão histórica e social dos modernos meios de informação. A Sociologia frente à indústria cultural: alienação, revelação e controle social. Perspectivas.
Computadores e Sociedade – Aspectos sociais, culturais, legais e profissionais da computação. O espaço do saber na sociedade da informação. O computador no contexto da participação ativa na ordem cultural, simbólica e política. Aplicações da computação: educação, medicina, empresas, etc. Gerenciamento integrado e sustentável da natureza, do homem, da sociedade e da tecnologia. Previsões de evolução da computação. O computador como mídia e suas designações. Aspectos estratégicos do controle da tecnologia. A ideologia das máquinas. Ética, sociedade, profissionais e computadores. O centro moral. Mercado de trabalho no mundo dos computadores.
OBJETIVO
A disciplina “Sociologia, Computadores e Sociedade” tem como principal objetivo desenvolver a reflexão crítica dos alunos do curso de Sistema de Informações sobre os aspectos filosóficos, éticos e sociais, resultantes da ação da tecnologia no processo de constituição da sociedade contemporânea.
Para tanto, a disciplina se propõe a desenvolver a leitura crítica de textos especializados no campo da Filosofia e da Sociologia, buscando uma análise interdisciplinar das transformações do modo de produção capitalista e da sociedade urbana-cibernética-industrial do final do século XX e início do século XXI, com vistas a instrumentalizar o profissional de Sistema de Informações para o debate