Tecnologia e a sociedade
Tal crise nos leva uma reflexão sobre a comunidade escolar, principalmente, os professores e a maneira como os saberes são construídos. O aluno ainda continua sendo o receptáculo e o professor, o detentor do conhecimento. E, assim, a aprendizagem permanece pautada na memorização.
E fato consumado que as novas tecnologias da informação e comunicação contribuem para essa crise, pois a sociedade, constituinte da escola, sofreu várias transformações por causas da chegada dessas inovações da tecnologia e a escola não tem acompanhado esta evolução da sociedade ( POZO,2002).
Nesta perspectiva,este artigo tem a intenção de expor, de forma simples e objetiva, o desafio dos professores (e da escola) em trabalhar com recursos didáticos em aulas, utilizando as tecnologias da comunicação, e lidar com as mundaças provocadas por elas na sociedade. Temos, também, a intenção de propor uma reflexão sobre o novo papel do professor numa escola que é constituída por uma nova sociedade : a sociedade da informação.
Escola x novas tecnologias: um grande desafio docente
As inovações tecnológicas ganharam espaço na sociedade contemporânea. O avanço das novas descobertas neste campo é muito grande. Enquanto em 1950, a primeira televisão em preto e branco chegava ao brasil, hoje, apenas quarenta e seis anos depois, já se fala em TV interativa. Estamos na era da informação e da imagem, quando o homem se faz presente sem estar, move-se sem sair do