Gerência de materiais - armazéns automatizados
SEMINÁRIO 1
ASSUNTO : ARMAZÉNS AUTOMATIZADOS
EQUIPE : ELISIANE C. KNABBEN SISTO FARACO JÚNIOR
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho visa descrever os processos de automatização de armazéns, trazendo através de exemplo de grandes empresas que automatizaram seus armazéns, dar uma idéia das dimensões que envolvem todo o processo de automatização.
Para exemplo buscou-se a Volkswagen na sua unidade recém inaugurada em Taubaté e a Volvo que modernizou suas instalações em Curitiba.
INDÍCE
1. DESCRIÇÃO
1.1.PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
1.1.2 FASE DE PREPARAÇÃO
1.1.3 FASE DE DEFINIÇÃO
1.1.4 FASE DE IMPLEMENTAÇÃO
2. EXEMPLOS
2.1 EXEMPLO : CASO DA VOLKSWAGEN
2.2 EXEMPLO : CASO DA VOLVO
3. BIBLIOGRAFIA
1. ARMAZÉNS AUTOMÁTICOS
Os projetos de automação na armazenagem estão sendo instalados no Brasil desde os mais simples , envolvendo apenas sistemas de separação de pedidos , até os mais sofisticados que em toda operação tem um mínimo de intervenção humana. Basicamente a implantação de sistemas automáticos se dividem em : - movimentação de materiais ; - gerenciamento da operação. Os clientes , cada vez mais exigentes , estão menos dispostos a corrigir estoques , fazendo pedidos menores e com maior frequência , demandado menores tempo de resposta de seus fornecedores. Trabalhando com baixos estoques , os pedidos recebidos incompletos ou errados tem grande probabilidade de levar à falta de produtos e perdas de venda, tornando a tolerância dos clientes em relação a erros dos distribuidores praticamente a zero , sendo que os custos para corrigir erros é muito maior. Os impactos operacionais são caracterizados pelo aumento das atividades de recepção , expedição e controle de qualidade e dos custos de carregar estoques e administrativos ( oriundos da maior circulação de informações e necessidade de controle ) . Enquanto na armazenagem tradicional os processos