Tendências da armazenagem e Movimentação
Todas as empresas precisam armazenar os produtos, sejam matéria-prima,material em processamento ou produtos acabados,até serem vendidos, o que gera ciclos de produção e de consumo que rara vezes coincidem. Kotler (2002) ,diz que a função estocagem significa que os produtos podem serem entregues aos clientes mais rapidamente,mas também gera maiores custos de armazenagem.
Estas duas palavras –armazenagem e estocagem –são confundidas e, muitas vezes , seus conceitos ,trocados na prática.Segundo Moura (1998):
- Armazenagem:é a denominação genérica e ampla que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e à distribuição de materiais incluindo a determinação do número de depósitos,almoxarifados ou centros de distribuição;
- Estocagem: é uma das atividades do fluxo de materiais no armazém e o ponto destinado à locação estática dos materiais .Dentro de um armazém podem existir vários pontos de estocagem.
A armazenagem pode servir a diversas finalidades como:
- Break and Bullk (desmembramento): ocorre quando armazéns que recebem grandes quantidades de materiais de um fornecedor,o repartem em lotes menores ,de acordo com as necessidades dos clientes.
- Distribuição: armazenagem pode servir como um buffer intermediário com a finalidade de imediata expedição das mercadorias para a distribuição física. O cross docking e o Merge In Transit são duas práticas muito freqüentes .
- Consolidação de cargas: aplicada quando quantidades diversas de múltiplos produtos ao carregados para um armazém central,ocorrendo a separação e preparação de pedidos (peking), consolidados num carregamento só,para entrega ao cliente.
Segundo,Eduardo Bonzato, do IMAM,nos aponta uma tendência em um artigo que nos aponta para o uso de sistemas de separação “sem papéis”será intensificado ,permitindo assim que mais e mais pessoas usem rádio freqüência (RF) e equipamentos de cód. de barras,telas de vídeos em