trabalho de quimica
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
SOLUBILIDADE
CURITIBA
2015
Solubilidade
Relatório de técnico apresentado na disciplina de Química Geral I do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente a 2ª parcial.
Orientador: Prof. Eliane Siqueira Razzoto
CURITIBA
2015
SUMÁRIO
1 Introdução 3
1.1 misturas e tipos de misturas 3
1.2 solução, soluto, solvente, solubilidade e coeficiente de solubilidade 3
1.3 relação entre solubilidade e polaridade das substâncias 4
1.4 solução saturada, insaturada e super saturada 4
1.5 efeitos da temperatura sobre a solubilidade de solutos sólidos e solutos líquidos 5
2 objetivos 6
2.1 objetivo geral 6
3 procedimento experimental 7
3.1 MATERIAL 7
3.2 REAGENTES 7
3.3 METODOLOGIA 7
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 9
5 CONCLUSÃO 10
1 INTRODUÇÃO
Solubilidade é a capacidade de um soluto dissolver–se em um solvente. Porém este grau de dissolução depende não apenas da natureza das substâncias, mas também da temperatura e da pressão do soluto.
É importante saber que existem ligações químicas entre as moléculas, o que pode fazer com que determinado soluto não seja dissolvido em algum solvente. Por esta razão, comumente ouvimos a afirmação de que apenas “o semelhante dissolve semelhante”. (QUIMICANOVA, 2013)
1.1 MISTURAS E TIPOS DE MISTURAS
Quando duas substâncias diferentes, soluto e solvente, se combinam formando um sistema, chamamos esse sistema de mistura.
As misturas são classificadas em dois tipos, homogêneas quando temos uma única fase, não sendo visível nenhuma separação entre as substâncias; e heterogêneas quando temos mais de uma fase, ou seja, é possível visualizar cada componente separadamente.
A mistura homogênea também pode ser chamada de solução, podendo ser sólida, líquida ou gasosa e, diferentemente dos compostos, não tem uma única composição.
Nem