ADM MAT
8.2.1 INTRODUÇÃO
A característica principal da Logística moderna é um aumento de produtos, de entregas, tempos menores no atendimento, pouca tolerância a erros.
Alguns componentes do custo logístico que até pouco tempo atrás eram pouco significativos, no caso a armazenagem, passa a ser de grande importância, o que leva as empresas a sempre estarem no contínuo processo de inovação e modernização, tanto tecnológica quanto gerencial. Nesta busca desenfreada de melhoria onde os custos não eram muito significativos ou mesmo importantes é o que está fazendo as organizações a preocuparem muito mais em qualidade de processo decisório.
A necessidade de alocar os produtos, a sofisticação, o processo confiável tudo tem de ser muito bem limitado por ser bastante complexo.
Isso ajuda a sinalizar a necessidade de ser muito criterioso no momento de decisão através do sistema de custeio. Simplificações podem sim serem elaboradas para que o sistema de custeio não se torne demasiadamente caro e trabalhoso.
Diante da demanda por informações confiáveis, podemos propor melhorias de alocação de custos, produtos e clientes.
Informação importante é diferenciar o custo de estoque e o de armazenagem, são diferentes. O custo de armazenagem refere-se o acondicionamento dos bens e a sua movimentação, enquanto os custos referentes aos bens, produzidos ou comercializados, classificam-se como estoque.
8.2.2 Atual função da armazenagem e o papel do sistema de custeio
(Eustaquio)
8.2.3 Custos de armazenagem
A grande maioria dos custos de armazenagem são fixos e indiretos.
Como os custos fixos têm uma alta parcela na atividade de armazenagem eles fazem com que os custos sejam proporcionais a capacidade instalada. Assim, se o armazém está vazio ou se está movimentando menos produtos, pouco importa. Ainda assim, a maior parte dos custos de armazenagem continuará ocorrendo.
É importante lembrar que a demanda pela