Trabalho de biologia
Definir e conceituar Logística , suas finalidades e importância no cotidiano
INTRODUÇÃO
Logística, derivou-se da expressão do idioma francês LOGER, que significa abastecer , e vem ao longo do tempo se tornando cada vez mais , um fator de fundamental importância na administração de qualquer ramo de negócio.
A logística originou-se de forma mais evidenciada durante a segunda guerra mundial, devido a necessidade de movimentação e coordenação de tropas, armamento e munições para os locais necessários. Exemplos: Alimentação das tropas; aquisição; transportes; distribuição de armamentos e equipamentos; Evacuação de mortos e feridos; entrega de correspondências, etc.
Quando adotada como um conceito pelo mundo dos negócios, ela referiu-se à movimentação e coordenação de produtos finais. Há organizações que têm uma de logística que gerencia o fluxo total dos produtos finais da fábrica até seus clientes. No início o termo logística foi usado como sinônimo de gestão da distribuição física. Posteriormente, o conceito de logística foi estendido de modo a incluir uma parcela maior no fluxo total de materiais e informações .
Embora, existam focos de discussões entre os autores, há convergência para o benefício do controle integrado do fluxo de materiais e informação.
Há cerca de duas décadas, surgiu um conceito mais amplo, mais ambicioso e estrategicamente mais significativo – gestão da cadeia de suprimentos.
ALGUMAS DEFINIÇÕES DE LOGÍSTICA
Existem varias definições para logística. Uma delas A arte e a ciência para abastecer, produzir e distribuir material e produtos no lugar adequado, nas quantidades corretas e nas datas necessárias.
Para Ballou, “Logística estuda, de que forma a administração pode otimizar o nível de rentabilidade nos serviços de distribuição ao clientes e consumidores, através de planejamento,