Portfólio: uta – corporeidade e inclusão
PORTFÓLIO: UTA – CORPOREIDADE E INCLUSÃO
JOÃO MONLEVADE
2009
FACULDADE
PORTFÓLIO: UTA – CORPOREIDADE E INCLUSÃO
Trabalho apresentado à Unidade Temática de Aprendizagem Corporeidade e Inclusão, no curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.
Professores:
Tutora Local:
JOÃO MONLEVADE
2009
SUMÁRIO
1 FUNDAMENTOS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL.................................................03
2 METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA.......................................07
3 ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS........................10
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................12
Livro: FUNDAMENTOS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autor: Sueli Fernandes
Professora: Sueli Fernandes
Página 99 – Atividade 2 – A acessibilidades física é um dos principais problemas enfrentados pelas pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Faça uma pesquisa e descubra quais as principais barreiras encontradas na vida em sociedade e na escola, por pessoas que apresentam:
a) deficiência física;
b) deficiência visual;
c) surdez.
Organize um relatório com as informações colhidas e, ao final, dê sua sugestão para a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas.
No ano passado, dos 64.150 alunos surdos e cegos recenseados pelo Ministério da Educação no Brasil, 54% estavam em classes regulares. Mas o primeiro levantamento que cruzará o número de intérpretes com as matrículas dos deficientes auditivos e visuais só deve ser feito este ano. Mesmo antes da divulgação dos resultados, especialistas e autoridades imaginam o que ele dirá: não há profissionais suficientes.
É por causa da carência que entidades do setor ainda defendem as escolas especiais segregadas até o fim do Ensino Fundamental. Em muitas unidades de ensino regulares, alunos surdos e cegos ainda estudam sem intérpretes, o que revolta integrantes da Federação Nacional de