Inclusão
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Livro: GONÇALVES, Nezilda Leci Godoy Gonçalves. Metodologia do Ensino de Educação Física. Curitiba2007. Editora IBPEX
Atividade: 02 – página 247
Entreviste quatro pessoas acima de trinta anos independente de sexo, pergunte se elas tiveram Educação Física, como eram as aulas e quem as ministrava. Faça a mesma coisa com pessoas mais jovens. Discuta com seus colegas e faça um resumo sobre o assunto.
Para a realização deste trabalho, nosso grupo visitou uma escola regular com crianças de ensino fundamental e médio. Durante o tempo que estivemos na escola, conversamos com alunos, funcionários e alguns pais de alunos e pudemos chegar à algumas conclusões referentes ao ensino de Educação Física. Nestas entrevistas observamos como as aulas de Educação Física eram por volta da década de 70, 80 e como são atualmente.
Em entrevistas feitas com pessoas acima de 30 anos de idade, foi constatado pela nossa equipe, que todas as respostas a respeito das aulas de educação física, eram muito parecidas, isto é, todos nos relataram que não havia aulas de educação física no verdadeiro sentido da educação. Embora existisse no calendário escolar horário específico para essa matéria, e reprovação por quantidade de faltas, estas aulas não passavam de brincadeiras com bolas, e muitas vezes sem o acompanhamento de um professor qualificado.
Todos os entrevistados nos relataram que no início do ano era realizada uma entrevista onde eram medidas a altura e peso dos alunos, e que o professor fazia diversas perguntas sobre a saúde e o bem estar dos mesmos, para saber se algum aluno deveria ser dispensado das aulas. O professor fazia o aquecimento da aula pedindo que os alunos dessem inúmeras voltas correndo ao redor da quadra.
04
As aulas não passavam de brincadeiras com bolas, onde o professor dividia a turma em duas equipes e deixava que os próprios alunos escolhessem o jogo, mesmo sem terem embasamento teórico para