Administração da pequena e media empresa
TÍTULO: Administração da pequena e média empresa
OBJETIVO: Apresentar de forma clara a influência das empresas familiares no contexto mercadológico atual, que exige cada vez mais profissionalismo mediante as constantes mudanças. Além disso, demonstrar as principais características e dificuldades.
JUSTIFICATIVA:
As empresas familiares existem há muitos anos, e hoje ainda estão no mercado competindo, elas têm um papel fundamental na economia dos países industrializados e emergentes. Por representarem uma porcentagem significativa do mercado econômico e têm se tornado constantemente foco de estudos e discussões.
INTRODUÇÃO:
As empresas familiares são consideradas a instituição universal mais duradoura, antes da Revolução Industrial. No Brasil as empresas familiares representam mais de 80% das empresas nacionais segundo dados do SEBRAE. Elas se caracterizam em geral como empresas de pequeno e médio porte, Algumas se transformaram em verdadeiros gigantes comerciais como é o caso do Wal- mart, Carrefour,etc.
As empresas familiares tinham ao seu favor um grande aliado, na década de 90, quase não existiam concorrências internas e externas no país. O que transformou algumas empresas em gigantes, mas para isso precisavam se atualizar, algumas conseguiram outras não, indo a falência!
DESENVOLVIMENTO:
As empresas familiares, em sua grande maioria são pequenas e médias empresas. Atualmente representam no Brasil 80% das empresas existentes no país. Essa importância se traduz em altos volumes de produção de produtos comercializados no mercado. Há tempos atrás, sem a globalização da economia tão evidente como nos dias atuais, as empresas familiares se mantinham em um mercado favorável, estruturadas em um sobrenome familiar com anos de funcionamento, clientes fiéis mantidos ao longo destes anos. A gestão era transmitida entre pais e filhos sem levarem-se em consideração as