Cidade maravilhosa
Historicamente a cidade do Rio de Janeiro nasceu como resultado da luta dos portugueses para defender sua terra dos inimigos franceses, mais ao longo do século 17 e 18 seus inimigos aumentaram e além dos franceses também os holandeses, espanhóis e ingleses em determinados períodos representaram perigo à posse da terra.
Mas nem mesmo os últimos acontecimentos tiram o charme da cidade do Rio de Janeiro que é conhecida em todo o planeta como "Cidade Maravilhosa". É o cartão postal do Brasil.
Basta assistir o filme Tropa de Elite 2 e observar a existência de um sistema maquiavélico e que a sociedade vive à mercê do sistema. O que está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro é o que a sociedade já temia. E como fica a economia após este cenário?
Estima-se que com as operações da polícia o prejuízo ao tráfico chega às cifras de R$ 290 milhões, isso ainda é considerado preliminar.
Em entrevista na segunda-feira (29), o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, falou sobre as ações feitas pelas forças de segurança no Rio de Janeiro. Quando questionado sobre repasse de verbas para o Estado, ele disse que por hora não há previsões, mas se houver necessidade a liberação de verba será feita.
O governo federal poderá editar uma medida provisória (MP) para enviar mais recursos para reforçar as ações de segurança na cidade.
Barreto falou ainda que o Orçamento de 2011 não foi alterado. Por enquanto não haverá mudança no repasse de verba para segurança no Rio.
Embora o governo federal não revele valores para essa primeira etapa de reconstrução da cidadania em torno das favelas do Rio de Janeiro, estima-se que o investimento inicial será em escala superior aos prejuízos já acumulados pelo tráfico.
O governo federal cedeu ao estado do Rio de Janeiro 800 homens do Exército até o próximo ano, quando haverá a construção da UPP (Unidade da Polícia Pacificadora) no Complexo do Alemão, que a meu ver será uma espécie de milícia que irá controlar o morro