Trabalho de sociologia
De
Sociologia
Professor: Jorge Carvalho
Alunos: Bruna Soares Mariana Basile
CSO 1B – 2008/2
Trabalho sobre o documentário Babilônia 2000
“O ser humano é essencialmente malévolo”, foram essas as palavra que Hobbes mencionou em seu livro o Leviatã, mas é questionável a verdade destas palavras. No documentário Babilônia 2000. O diretor Eduardo Coutinho mostra a outra perspectiva da realidade na favela; um local na qual a população é vista como seres violentos e animalescos mas é, na realidade,a tão humana e pacífica como a sociedade que vive na cidade. A imagem de uma sociedade repleta de violência e desordem é mencionada em artigos e notícias, desmistificando a “realidade” que muitos acreditavam ser a verdade brasileira, mais especificamente, a vida cotidiana no Rio de Janeiro, o motivo? O Brasil não se conhece, o brasileiro não conhece a realidade em que vive.
A análise do macro-ambiente da cidade do Rio de Janeiro e dos dados do IBGE é essencial para compreender os fatores sócio-econômicos. Devido a maior conscientização da população á doenças sexualmente transmissíveis e ao sexo, a natalidade caiu nos últimos anos, mostrando assim um envelhecimento da população, o que muitas vezes contorna em problemas para o governo, devido a falta de estrutura na assistência medica para os idosos, alem do problema com a aposentadoria .Na saúde o sistema privado prevalece com mais de 60% dos atendimentos, logo após vem os estabelecimentos municipais, e por último os estabelecimentos estaduais e federais com uma porcentagem baixíssima.
A educação é outro problema evidente no Rio de Janeiro, a estrutura é insuficiente e o ensino muito defasado. Existe um grande numero de analfabetos, a educação esta voltada mais para o ensino fundamental mais do que para a pré-escola e ensino médio.Já a religião, a maior expressão na cidade do Rio de Janeiro é a Católica, com mais de 61% sobre o total de religiões, valor que vem decaindo a cada ano,