Enfermagem
INTRODUÇÃO
As gônadas femininas, chamadas de ovários, são glândulas que produzem os hormônios que controlam o desenvolvimento e as funções genitais femininas, preparando o corpo para a reprodução. Quando uma criança nasce, seus órgãos genitais já estão formados, porém, só vão apresentar mudanças significativas na puberdade, quando os ovários começam a secretar hormônios, iniciando o processo de amadurecimento dos órgãos reprodutores e o surgimento de caracteres sexuais secundários. Os ovários localizam-se na cavidade pélvica entre a bexiga e o reto, na escavação reto-uterina. Os ovários (e a placenta) também produzem um hormônio chamado de Relaxina, que relaxa a sínfise púbica e ajuda a delatar o colo do útero, próximo ao final da gestação. A Inibina é um outro hormônio que inibe a secreção de FSH, também produzida pelos ovários. Na fase senil (madura), os ovários tendem a diminuir de tamanho.
HORMÔNIOS PRODUZIDOS NA HIPÓFISE
FSH - ( Hormônio Folículo- Estimulante)
Age sobre a maturação dos folículos ovarianos e dos espermatozóides;
Estimula a secreção do hormônio estrogênio pelos folículos ovarianos.
LH - ( Hormônio Luteinizante)
Estimula o aumento da secreção do hormônio estrogênio através dos folículos ovarianos;
A maturação e o rompimento do folículo (fazendo com que ocorra a saída do óvulo; a ovulação);
Contribui para que o folículo vazio se transforme em corpo lúteo ( também chamado de corpo amarelo ou corpo albicans) e secreta o hormônio progeterona.
[pic]
HORMÔNIOS PRODUZIDOS NOS OVÁRIOS
ESTROGÊNIO
Conhecido como hormônio feminino, é responsável pelos caracteres sexuais femininos: Desenvolvimento das mamas, vulva e vagina, crescimento do útero, pêlos pubianos e dos ossos, pigmentação da aréola e vulva, concentração de tecido adiposo em áreas como quadril e coxas;
Estimula o desenvolvimento do endométrio durante o ciclo menstrual;
Estimula a mobilidade dos músculos das trompas uterinas,