Fichamento kant
Introdução – A filosofia moral moderna, 1600 – 1800.
§ 1. Uma diferença entre a filosofia moral clássica e a moderna.
1. Separação temporal entre as filosofias clássica e moderna. O texto começa com a localização temporal das duas filosofias. A filosofia clássica, própria da Grécia antiga, principalmente de Atenas, cujos principais filósofos são Sócrates, Platão e Aristóteles. Filosofia moderna, aquela entre os séculos XVII e XIX, mas há inclusão de autores do século XVI como Montaigne.
2. Diferenças entre filosofia moral antiga e moderna. Os filósofos antigos focavam-se em indagar qual era o caminho mais racional para se chegar à felicidade, ou sumo bem e como as condutas virtuosas relacionavam-se com esse sumo bem. Já os modernos perguntavam-se, antes de voltarem a atenção para o bem final, sobre determinações impositivas, as quais davam origem a direitos, deveres e obrigações, estudavam a razão humana.
2.1. Afirmar essa diferença não quer dizer que ela seja extremamente perceptível, pois pode vir a ser apenas uma diferença de vocabulários utilizados. Tal vocabulário pode ter sido determinado por circunstâncias e uma verificação mais precisa pode equiparar os dois conceitos, como ressalta o autor no trecho seguinte:
“De fato, essa diferença pode não ser profunda de modo algum, mas simplesmente uma questão de vocabulário utilizado (...) e um exame mais atento revela que as duas famílias de conceitos expressas por esses vocabulários são equivalentes, no sentido de que quaisquer idéias morais que pudermos expressar em uma família, poderemos também expressar na outra, ainda que sem a mesma naturalidade.” (p. 4)
§ 2. O principal problema da filosofia moral grega.
1. Contexto histórico e cultural que explica os principais problemas na Grécia. O autor coloca em pauta a